Descrição do Moodle Provas

4 Realização de prova

O procedimento abaixo para realização de uma prova considera que ela já tenha sido elaborada, conforme descrito no capítulo anterior.

Os passos para aplicar uma prova são:

  1. Tornar visível o curso Moodle (que por padrão está oculto) para que os estudantes possam ter acesso à prova e para que seja possível gerar chaves de acesso. Isto pode ser feito alterando a opção "Visível" da configuração do curso (ver item "Administração do curso" => "Editar configurações") ou, no caso da UFSC, clicando no ícone indicado na imagem abaixo.

  2. Nos polos ou laboratórios de informática onde será realizada a prova, utilizar o CD de Provas (ou pendrive) para carga do sistema operacional nos computadores. É necessário um CD/pendrive para cada computador, sendo que ele deverá permanecer no leitor durante todo o tempo de realização da prova. No caso dos campi da UFSC é possível alternativamente utilizar o mecanismo de carga remota do CD de Provas a partir de servidor sediado na SETIC, não sendo necessário, desta forma, utilizar CDs físicos. Após a carga do CD de Provas é automaticamente aberto o navegador Firefox e carregada a página do Moodle Provas.
  3. Uma pessoa responsável pela aplicação da prova (professor ou fiscal) autentica-se no Moodle Provas a partir de qualquer computador e gera uma chave de acesso.


    É necessário selecionar o curso Moodle para o qual a chave é válida, além de alguns outros parâmetros. Clique no ícone de "?" para obter detalhes de cada um deles.

    Algumas características das chaves de acesso são:
    • uma chave de acesso pode ser utilizada para liberar diversos computadores;
    • podem ser geradas mais de uma chave de acesso para uma mesma prova;
    • elas tem tempo de vida (validade) curto (minutos);
    • são associadas a um curso Moodle específico, só podendo ser utilizada para acesso a este curso;
    • podem ser confinadas à rede local, ou seja, utilizadas apenas em computadores que estejam na mesma rede do computador utilizado para sua geração.

  4. A chave de acesso é divulgada aos estudantes de forma que eles próprios possam executar a operação de liberação dos computadores para realização de provas (ver abaixo). Alternativamente o próprio responsável pela realização da prova pode passar de computador em computador e realizar o procedimento de liberação, seja digitando a chave de acesso anteriormente gerada ou realizando a operação de geração de chave de acesso em cada um dos computadores.
  5. O computador é liberado para realizar a prova. Na tela inicial do Moodle UFSC há uma sessão específica para isto:

    É necessário informar a chave de acesso para poder liberar o computador:

    O computador está, agora, liberado para realizar a prova específica associada à chave de acesso utilizada nesta operação.

  6. Os estudantes acessam regularmente o Moodle Provas e realiza as atividades previstas para a prova. Todo o controle sobre a realização da prova depende das configurações que o professor definiu para o curso Moodle em si e para as atividades que compõem a prova.

Prof. Antonio C. Mariani (INE/CTC)