Descrição do Moodle Provas

1 Apresentação

O Moodle Provas é um ambiente computacional seguro desenvolvido pela UFSC para realização de provas. Ele é resultado de demanda das coordenações de Cursos de EAD da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), mas é aplicável também a cursos presenciais. Foi projetado no contexto do Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) do Ministério de Educação e Cultura, que funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas por educação superior. Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial. Nesse contexto, as provas avaliativas devem ser realizadas presencialmente nos polos, seja em papel ou diretamente em computador.

O aplicação de provas utilizando o Moodle Provas pressupõe a existência de um ambiente físico seguro para a realização da prova no qual esteja disponível um computador (ou terminal) para cada estudante. A título de exemplo, no caso dos cursos de EAD as provas são realizadas em laboratórios de informática disponíveis nos Polos de EAD sob a supervisão dos coordenadores e tutores de polo. Tanto o controle de acesso ao ambiente como quaisquer processos de vigilância são responsabilidades destes supervisores, os quais cuidam da aplicação da prova.

Mais de uma prova podem ser realizadas simultaneamente, sendo que cada prova pode ser aplicada em diversos ambientes físicos (polos/laboratórios) em paralelo. É vetado, contudo, a acesso de um estudante a mais de uma prova num mesmo instante, sendo utilizado recurso do ambiente Moodle para garantir este veto.

Considerando as demandas e as restrições apresentadas pelas coordenações de cursos de EAD, o Moodle Provas implementa requisitos como:

  • oferta de um ambiente para a realização de provas similar ao utilizado pelo estudante no dia a dia (não estranhamento);
  • restrição de acesso a quaisquer materiais disponíveis no computador onde o estudante esteja realizando a prova;
  • restrição de acesso a quaisquer páginas ou recursos disponíveis na Internet;
  • restrição à comunicação entre estudantes ou deles com outras pessoas por meio do computador onde o estudante esteja realizando a prova.

As restrições acima mencionadas são garantidas pelo uso do CD de Provas, o qual contém uma distribuição do sistema operacional Linux (Ubuntu) no formato "Live CD". Seu uso transforma o computador numa espécie de quiosque eletrônico, impondo, assim,  as diversas limitações e restrições necessárias para garantir os requisitos de segurança.

Prof. Antonio C. Mariani (INE/CTC)